Capacitação Estratégica para Líderes

  • 55 Horas de duração
  • 47 Aulas
  • 2 Módulos
  • 2 Avaliações
  • 6 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 126,28 (ou R$ 1.200,00 à vista)
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Professor de cursos de graduação e pós-graduação em administração e engenharia de produção. Mestre pela EAESP-FGV.
Arão Sapiro

Introdução - Nos dias atuais, supercompetitivos e incertos, o profissional e o gestor ou gestora da área de saúde deve atuar lidando com diversas ferramentas de gestão de modo multidisciplinar; envolvendo além dos conhecimentos técnicos, conhecimento básico das estratégias organizacionais, dos aspectos humanos da atuação em equipes e dos conceitos de liderança e empreendedorismo.

Em outras palavras, exige-se dos profissionais os conhecimentos e as habilidades (skills) para conduzir e participar ativamente do processo de planejamento estratégico, que resultará na preparação do Plano Estratégico de Negócios (Business Plan), seja de uma organização, ou especificamente de um projeto dentro dela ou ainda do desenvolvimento da própria carreira.

Objetivos - Os objetivos do curso definem o que se espera que o participante seja capaz de fazer após a conclusão do curso, considerando as habilidades que serão desenvolvidas: formação básica e construção do conhecimento. Assim, os objetivos do curso são:

  • Identificar os instrumentos gerenciais inovadores e práticos;
  • Habilitar os participantes a pensar estrategicamente;
  • Capacitá-los na tomada de decisões estratégicas;
  • Estimular o espírito empreendedor entre os participantes;
  • Capacitar os participantes a exercerem suas atividades em um grau elevado, nos projetos nos quais estão envolvidos.

Metodologia - A metodologia é a estratégia para se chegar ao alcance dos objetivos, através de processos dedutivos, indutivos ou informativos e pressupõe equilíbrio entre teoria, conhecimento e prática. 

  • Os fundamentos teóricos da metodologia, aplicados neste curso, baseiam-se em conceitos, dinâmicas e práticas amplamente testadas e comprovadas.
  • As estratégias para a aquisição de conceitos e fatos são leitura, resumo e estudo de caso.
  • As estratégias para o desenvolvimento das habilidades são estimuladas pela preparação do Business Plan de modo construtivista ao longo do curso;
  • As estratégias para o desenvolvimento das competências são propostos a partir de testes ou planilhas de auto avaliação voltadas para o desempenho de papéis e dramatização. 

Critério de Avaliação – Apresentação do Plano Estratégico de Negócios (Business Plan) tendo como critério a qualificação de exemplar, satisfatória e razoável.

Bibliografia Básica - (livro eletrônico abaixo incluso com a matrícula e a participação efetiva)


Planejamento Estratégico - da Intenção aos Resultados - Estratégia organizacional: da intenção ao resultado final. De modo objetivo, este livro aborda as etapas do processo de planejamento estratégico com ferramentas de aplicação essenciais para atuar em meio à competição que acontece no contexto dos negócios.


SAPIRO, A. & CHIAVENATO, I. Planejamento estratégico – Fundamentos e Aplicação, 4ª edição. Editora Atlas, 2020. ISBN: 9788597024432, Edição: 4|2020, 296 páginas.



6 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

Profissionais de diversas áreas de conhecimento (medicina, enfermagem, administração, fisioterapia, direito, etc.), que atuam ou pretendam atuar na gestão de hospitais, laboratórios, unidades de atenção à saúde, serviço público, cooperativas, operadoras de planos e seguros.

Arão Sapiro
"Professor de cursos de graduação e pós-graduação em administração e engenharia de produção. Mestre pela EAESP-FGV."

       

 É graduado e mestre pela EAESP-FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas, com certificados de Educação Contínua pela FEA-USP e de Ensino do Método de Estudos de Casos pela Harvard Business School. 

Suas especialidades profissionais estão focadas em quatro áreas de competência: liderança, planejamento estratégico, mudança & engajamento e negociação & mediação. 

Realizou nos últimos 25 anos programas de treinamento e conduziu projetos de Desenvolvimento Organizacional, alinhados com os conceitos de Learning Organization, sempre com base em valores humanos e metodologias interativas. 

Tem grande experiência em consultoria graças à trabalhos realizados para organizações governamentais e privadas, nacionais e multinacionais, e sem fins lucrativos. 

Possui habilidades avançadas de treinamento, comunicação e apresentação, lidando com grupos e desenvolvendo projetos de trabalho em equipe. Com certeza, seu perfil é caracterizado por uma aparência confiante, confiável e autônoma, 

Coautor do livro Planejamento Estratégico – Fundamentos e aplicações, com Idalberto Chiavenato, em sua edição 3º e publicada em espanhol, também. 

Revisor técnico do trabalho de Philip Kotler, Administração de Marketing. 

Autor de inúmeros artigos, ensaios e pesquisas sobre seus temas focais. 

Como conferencista viajou pelo Brasil, Angola e Estados Unidos, falando em congressos e seminários, abordando temas relacionados à mediação estratégica, change management e cultura de confiança (trust). 

Criador do INSEC- Instituto de Estudos para a Cooperatividade, uma sociedade civil de interesse público, cujo objetivo é promover as práticas de cooperação entre as organizações e seus stakeholders (partes interessadas), buscando incentivar a competitividade de uma forma construtiva e de longo prazo, com uma visão que vai além do foco de lucro no curto prazo. 

Atualmente, vem se destacando como facilitador certificado em sessões de mediação, que é uma das práticas chamadas de Resolução Alternativas de Conflitos – RAD, pelas quais se busca promover a comunicação não-adversial e colaborativa, tratando os conflitos, a partir de uma visão positiva e como meio de transformação e evolução, objetivando a harmonia das relações e o respeito aos bons costumes, de modo a manter os relacionamentos duradouros e prósperos, entre as partes, construindo um mundo melhor.


Educação é um direito de todos e é um incentivo à sociedade, e é previsto por lei na Constituição Federal.  É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação e possibilitando aos profissionais que atuam em diversas regiões do Brasil, o acesso à especialização e pós-graduação de qualidade e preço acessível.

Certificado de conclusão reconhecido pelo mercado pela qualidade do ensino, autorizado pela Lei Federal nº 9.394/96, Decreto 5.154 e a resolução CNE nº 04/99 – MEC, válido em todo o território brasileiro.

Certificate of completion recognized by the market for the quality of education, authorized by Federal Law No. 9,394/96, Decree 5,154, and CNE Resolution No. 04/99 – MEC, valid throughout the Brazilian territory.

Certificado de finalización reconocido por el mercado para la calidad de la educación, autorizado por la Ley Federal N ° 9.394 / 96, Decreto 5.154 y Resolución CNE N ° 04/99 - MEC, vigente en todo el territorio brasileño.

Conteúdo Programático

• A realidade e os desafios atuais das organizações de saúde;
• Conceitos fundamentais de gestão de serviços na área da saúde;
• Intenção estratégica - Conceituação do propósito de uma organização, sua missão e sua visão.

Definição do negócio:
• Avaliação da capacidade competitiva da organização em seu ambiente e setor;
• Definição das estratégias, dos objetivos e execução dos projetos e planos de ação;
• Governança corporativa - Avaliação do desempenho. Indicadores-chave de eficácia organizacional;
• Elaboração do Plano Estratégico de negócios ("Business Plan");

  • 1. Apresentação - Conceitos e Metodologias
  • 2. Questionário de Pesquisa
  • 3. 1º Vídeo - Desafios Atuais das Organizações
  • 4. 2º Vídeo - Capacitação de Líderes I
  • 5. 3º Vídeo - Capacitação de Líderes II
  • 6. 4º Vídeo - Intenção Estratégica
  • 7. 5º Vídeo - Visão e Missão Organizacional
  • 8. 6º Vídeo - Valores e DNA Organizacional
  • 9. 7º Vídeo - Serviços de Saúde
  • 10. 8º Vídeo - Características de Gestão de Serviços
  • 11. 9º Vídeo - Construção de Cenários
  • 12. 10º Vídeo - Sistemas de Informações I
  • 13. 11º Vídeo - Sistemas de Informações II
  • 14. 12º Vídeo - Avaliação de Capacidade Competitiva
  • 15. 13º Vídeo - Fundamentos do Planejamento Estratégico
  • 16. 14º Vídeo - Diagnóstico Estratégico Interno
  • 17. 15º vídeo - Processo Estratégico
  • 18. 16º Vídeo - Posicionamento Competitivo I
  • 19. 17º Vídeo - Posicionamento Competitivo II
  • 20. 18º Vídeo - Políticas de Crescimento
  • 21. 19º Vídeo - Definição das Estratégias e dos Objetivos I
  • 22. 20º Vídeo - Definição das Estratégias e dos Objetivos II
  • 23. 21º Vídeo - Execução dos Projetos e Planos de Ação I
  • 24. 22º Vídeo - Execução dos Projetos e Planos de Ação II
  • 25. 23º Vídeo - Governança Corporativa - Eficácia Organizacional I
  • 26. 24º Vídeo - Governança Corporativa - Eficácia Organizacional II
  • 27. 25º Vídeo - Governança Corporativa - Eficácia Organizacional III
  • 28. 26º Vídeo - Governança Corporativa - Avaliação de Desempenho I
  • 29. 27º Vídeo - Governança Corporativa - Avaliação do Desempenho II
  • 30. 28º Vídeo - Governança Corporativa - Avaliação do Desempenho III
• A boa medicina - Medicina personalizada e suas implicações;
• Humanização da saúde - Relação profissional-paciente;
• Visão empresarial – Proficiência em "Design Thinking". Espírito Empreendedor;
• Tomada de decisão – Proficiência da gestão da informação e conhecimento;
• Liderança e Mentoria - Gestão de equipes e desenvolvimento dos colaboradores;
• Relacionamento interpessoal - Negociação e mediação com parceiros, fornecedores e "stakeholders".

  • 1. 29º Vídeo - "Soft Skills"
  • 2. 30º Vídeo - Competências dos Líderes I
  • 3. 31º Vídeo - Competências dos Líderes II
  • 4. 32º Vídeo - Atendimento Humanizado
  • 5. 33º Vídeo - Política Nacional de Humanização - PNH
  • 6. 34º Vídeo - "Design Thinking"
  • 7. 35º Vídeo - Métodos Ágeis
  • 8. 36º Vídeo - Espírito Empreendedor
  • 9. 37º Vídeo - Tomada de Decisão
  • 10. 38º Vídeo - Métodos para Resolução de Problemas I
  • 11. 39º Vídeo - Métodos para Resolução de Problemas II
  • 12. 40º Vídeo - Habilidades dos Gestores
  • 13. 41º Vídeo - Gerenciamento de Equipes
  • 14. 42º Vídeo - Soft Skills - Negociação I
  • 15. 43º Vídeo - Soft Skills - Negociação II
  • 16. 44º Vídeo - Construção do Mapa Político
  • 17. 45º Vídeo - Desenvolvendo a Negociação
  • Apresentação do Plano Estratégico

Dúvidas Frequentes

Qualquer pessoa pode fazer os cursos do Instituto Carreira&Saúde, mas recomendamos que sejam profissionais que desejam atuar ou atuam na área da saúde, pois são cursos desenhados para este público específico.
O Instituto Carreira&Saúde desenvolve e produz cursos 100% EaD com recursos próprios, utilizando nosso estúdio de gravação e edição, e distribuição na plataforma EaD. Estes cursos foram elaborados por uma associação de professores com larga experiência prática, que permitem ao aluno adquirir conhecimentos teóricos e práticos com grande aplicabilidade nos problemas reais do trabalho diário como profissionais da saúde.
O nosso curso MBA de Gestão em Saúde é aprovado pelo MEC e certificado por Faculdade credenciada pelo MEC. Portanto seu certificado de conclusão e aprovação tem validade legal em todo o território brasileiro.
Todos os cursos de especialização, incluindo os modulares, fornecem certificado de aprovação e conclusão emitido pelo Instituto Carreira&Saúde. A emissão do certificado está condicionada ao acerto mínimo de 50% das questões das provas de avaliação. No certificado de aprovação estará descrito (no verso) a carga horária cumprida e a nota do aluno aprovado.
O Instituto Carreira&Saúde reuniu diversos palestrantes com a finalidade de criar cursos excelentes com custo acessível para os profissionais da saúde. Todos os palestrantes são associados ao Instituto Carreira&Saúde e todos abraçaram a missão de disseminar o conhecimento teórico e prático para o maior número de profissionais, para assim melhorarmos a qualidade do atendimento aos pacientes.
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