Risco, IC e Poder Estatístico

Curso de Saúde Baseada em Evidências do Prof Dr Álvaro Nagib Atallah

Risco, IC e Poder Estatístico

  • 02 Horas de duração
  • 3 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 6 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 6,31 (ou R$ 60,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Professora Adjunta de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da EPM/Unifesp. Orientadora da Programa de Pós-Graduação em SBE.
Rachel Riera

O Centro Brasileiro de Saúde Baseada em Evidências (SBSBE) é uma instituição criada em 2016 com o objetivo de promover a prática da saúde e do direito por meio da metodologia consagrada mundialmente como Saúde Baseada em Evidências. Em parceria com o Instituto Carreira&Saúde oferece este curso 100% EaD para os profissionais de nível superior.

O produto que estamos oferecendo é fruto da experiência de três décadas, trabalhando e pesquisando em centros de excelência. Estas atividades foram desenvolvidas no âmbito acadêmico e também na implantação de projetos de interesse público e privado.

6 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

PÚBLICO-ALVO: estudantes ou profissionais da saúde, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, engenheiros e administradores clínicos.

Álvaro Nagib Atallah
"Clínico Geral e Nefrologista. Prof.Titular de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP."

       

"Uma das melhores Universidades do Mundo, Stanford University - USA, com grande número de vencedores do Prêmio Nobel, através de seus professores Jeroen Baas, Kevin Boyack, John P.A. Ioannidis e com a editora Elsevier BV, acabam de publicar em 19 de Outubro de 2021 a terceira versão, atualizada da lista dos melhores cientistas do mundo (19 October 2021|Version 3|DOI:10.17632/btchxktzyw.3). Nesse estudo, um dos mais sérios já feitos sobre rankings, foi criado um banco de dados que está disponível ao público contendo mais de 100.000 cientistas de ponta (os 2% mais relevantes do mundo). Nesta lista estão 812 cientistas brasileiros e entre eles o Prof Dr Álvaro Nagib Atallah."

Currículo Resumido: Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1973), Mestrado em Master of Science In Clinical Epidemiology - University of Pennsylvania (1997), Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1979), Livre Docência pela Universidade Federal de São Paulo (1990), Professor Titular e Chefe da Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP, Diretor do Centro Cochrane do Brasil, Diretor Eleito da Cochrane Collaboration International (2015-2016), Diretor Científico da Associação Paulista de Medicina. 

Áreas de interesse: Medicina Baseada em Evidências, Revisões Sistemáticas, Metanálises, Nefrologia, Clínica Médica, Hipertensão na Gestação e Pesquisa Clínica.  


Rachel Riera
"Professora Adjunta de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da EPM/Unifesp. Orientadora da Programa de Pós-Graduação em SBE."


Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá (1998), Residência em Clínica Médica pela mesma Instituição, Especialização em Reumatologia pela UNIFESP (2004-2006), Mestrado (2003), Doutorado (2010) e Pós-Doutorado (2016) pelo Programa de Pós- Graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP, Professora Adjunta da Disciplina de Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) - Hospital Sírio-Libanês/ Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências - UNIFESP, Pesquisadora Cochrane, Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Baseada em Evidências e Avaliação Tecnológica em Saúde (NEP-SBEATS) - UNIFESP, É membro-fundador da Oxford-Brazil EBM Alliance, Aperfeiçoamento em Avaliação Econômica de Tecnologias pelo Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria, IECS, Argentina e MBA em Economia e Gestão em Saúde, Tem experiência na área de Medicina (com ênfase em Reumatologia), Epidemiologia Clínica, Saúde Baseada em Evidências, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Revisão Sistemática e Metanálise e Meta-Research.


CERTIFICAÇÃO: Os estudantes com nota mínima 6,0 na avaliação final (prova) serão considerados aprovados no curso. Aos estudantes aprovados serão emitidos certificados do Instituto Carreira&Saúde em parceria com o CBSBE, assinados pelo Prof. Dr. Álvaro Nagib Atallah e com a relação das aulas assistidas dos módulos.


Conteúdo Programático

Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Reconhecer os conceitos e modelos de estudos para avaliação de fatores de risco

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1: Epidemiologia clínica: uma ciência básica para o clínico (págs 89-98)
Leitura 2: Livro: David L Sacket; R Brian Haynes; Gordon H Guyatt; Peter Tugwell. EPIDEMIOLOGIA CLINICA: COMO REALIZAR PESQUISA CLINICA NA PRATICA. 2008 - Editora Atheneu
Leitura 3: Age-specific risks, severity, time course, and outcome of bleeding on long-term antiplatelet treatment after vascular events: a population-based cohort study
  • 1. 1º Vídeo - Fatores de Risco
  • 2. 2º Vídeo - Fatores de Risco
  • 3. 3º Vídeo - Estudo sobre Fatores de Riscos

Dúvidas Frequentes

Qualquer pessoa pode fazer os cursos do Instituto Carreira&Saúde, mas recomendamos que sejam profissionais que desejam atuar ou atuam na área da saúde, pois são cursos desenhados para este público específico.
O Instituto Carreira&Saúde desenvolve e produz cursos 100% EaD com recursos próprios, utilizando nosso estúdio de gravação e edição, e distribuição na plataforma EaD. Estes cursos foram elaborados por uma associação de professores com larga experiência prática, que permitem ao aluno adquirir conhecimentos teóricos e práticos com grande aplicabilidade nos problemas reais do trabalho diário como profissionais da saúde.
O nosso curso MBA de Gestão em Saúde é aprovado pelo MEC e certificado por Faculdade credenciada pelo MEC. Portanto seu certificado de conclusão e aprovação tem validade legal em todo o território brasileiro.
Todos os cursos de especialização, incluindo os modulares, fornecem certificado de aprovação e conclusão emitido pelo Instituto Carreira&Saúde. A emissão do certificado está condicionada ao acerto mínimo de 50% das questões das provas de avaliação. No certificado de aprovação estará descrito (no verso) a carga horária cumprida e a nota do aluno aprovado.
O Instituto Carreira&Saúde reuniu diversos palestrantes com a finalidade de criar cursos excelentes com custo acessível para os profissionais da saúde. Todos os palestrantes são associados ao Instituto Carreira&Saúde e todos abraçaram a missão de disseminar o conhecimento teórico e prático para o maior número de profissionais, para assim melhorarmos a qualidade do atendimento aos pacientes.

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo