Curso Completo - Saúde Baseada em Evidências

  • 100 Horas de duração
  • 90 Aulas
  • 39 Módulos
  • 39 Avaliações
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 263,08 (ou R$ 2.500,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira! Inscrições abertas até 30/04/2023 às 20:03:43
Clínico Geral e Nefrologista. Prof.Titular de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.
Álvaro Nagib Atallah

BOAS-VINDAS:

O Centro Brasileiro de Saúde Baseada em Evidências (SBSBE) é uma instituição criada em 2016 com o objetivo de promover a prática da saúde e do direito por meio da metodologia consagrada mundialmente como Saúde Baseada em Evidências.

Os produtos que estamos oferecendo são fruto da experiência de três décadas, trabalhando e pesquisando em centros de excelência. Estas atividades foram desenvolvidas no âmbito acadêmico e também na implantação de projetos de interesse público e privado.

Bem-vindos ao nosso curso de Saúde Baseada em Evidências em parceira com o Instituto Carreira&Saúde!

Prof. Dr. Alvaro Nagib Atallah
Fundador do CBSBE
Professor Titular de Medicina Baseada em Evidências da Unifesp/EPM
Diretor do Centro Cochrane do Brasil


RESUMO: 

O curso ocorre totalmente a distância e está organizado em 38 temas (90 vídeo-aulas). Cada tema é composto por:

  • vídeo-aulas com duração de 20 a 60 minutos (pode ser dividida em diversas partes).
  • avaliações de aproveitamento de cada tema com correção automática.
  • material complementar em pdf ou word.


COMUNICAÇÃO:

Avisos da coordenação do curso - leitura de mensagens publicadas pela coordenação do curso.

FAQ – Perguntas e respostas frequentes - leitura de perguntas e respostas frequentes ao longo do curso.

Dúvidas sobre as aulas - envio de perguntas aos professores e leitura de respostas.


AVALIAÇÕES:

Avaliações parciais - 38 avaliações de aproveitamento ao longo do curso (um para cada módulo), compostas por questões de correção automática (nota mínima 6,0 em cada avaliação).

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - elaboração de projeto de pesquisa estruturado com orientação dos professores (nota mínima 6,0 para ser dispensado da prova final).

Prova final - 20 questões de múltipla escolha - obrigatória apenas para os estudantes que não realizarem o TCC ou que obtiverem nota inferior a 6,0 no TCC (nota mínima 6,0).


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1º Tema - Medicina Baseada em Evidências  – história e atualidade

2º Tema - Níveis de Evidências e Estrutura Mínima para um Projeto de Pesquisa

3º Tema - Fatores de Risco

4º Tema - A Cochrane Library - Como responder perguntas

5º Tema - PICO: Problema, Intervenção, Controle, Desfecho – Outcome

6º Tema - Delineando a pesquisa Estudos Descritivos

7º Tema - Testes Diagnósticos – Como criar, avaliar, solicitar e julgar

8º Tema - Testes Diagnósticos

9º Tema - Odontologia e Saúde Oral Baseada em Evidências

10º Tema - Ensaios Clínicos – Histórico, Importância, Megatrials

11º Tema - Projeto de Ensaio Clínico

12º Tema - Conceitos de Risco, Intervalo de Confiança e Poder estatístico

13º Tema - Estratégia de busca I

14º Tema - Estratégia de busca II

15º Tema - Saúde da mulher

16º Tema - Bioestatística I

17º Tema - Bioestatística II

18º Tema - Bioestatística III 

19º Tema - Bioestatística IV

20º Tema - Avaliação Crítica de Ensaio Clínico Randomizado

21º Tema - Fisioterapia Baseada em Evidências

22º Tema - A eficiência do Estado - Racionalização da Judicialização da Saúde

23º Tema - Evidências em Reumatologia para seu uso diário

24º Tema - Revisões Sistemáticas - Por que fazê-las? Colaboração Cochrane

25º Tema - Revisões Sistemáticas e Metanálises - Estrutura e Metodologia

26º Tema - Saúde Mental Baseada em Evidências

27º Tema - Revisão Sistemática de Estudos Observacionais

28º Tema - Revisões Sistemáticas de Estudos de Acurácia Diagnóstica

29º Tema - Agentes Biológicos no tratamento da doença reumatóide

30º Tema - Guidelines Baseados em Evidência. Importância e aplicações – Quase tudo que você precisa saber!

31º Tema - Guidelines – Estrutura e AGREE - Como fazer e como avaliá-los

32º Tema - Ética em Pesquisa I - Procedimentos necessários para aprovação de Projeto de Pesquisa Clínica

33º Tema - Ética em Pesquisa II - Procedimentos necessários para aprovação de Projeto de Pesquisa Clínica

34º Tema - Ética em Pesquisa III - Como registrar seu Projeto na Plataforma Brasil

35º Tema - Avaliação de Tecnologias em Saúde - Importância e Exemplos

36º Tema - Evidências em UTI e Emergências Clínicas

37º Tema - Economia em Saúde - Fundamentos que todos devem saber

38º Tema - Como escrever e publicar um artigo científico com sucesso

39º Tema - TCC Trabalho de Conclusão de Curso ou Prova Final

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

PÚBLICO-ALVO: estudantes ou profissionais da saúde, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, engenheiros e administradores clínicos.

Álvaro Nagib Atallah
"Clínico Geral e Nefrologista. Prof.Titular de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP."

       

"Uma das melhores Universidades do Mundo, Stanford University - USA, com grande número de vencedores do Prêmio Nobel, através de seus professores Jeroen Baas, Kevin Boyack, John P.A. Ioannidis e com a editora Elsevier BV, acabam de publicar em 19 de Outubro de 2021 a terceira versão, atualizada da lista dos melhores cientistas do mundo (19 October 2021|Version 3|DOI:10.17632/btchxktzyw.3). Nesse estudo, um dos mais sérios já feitos sobre rankings, foi criado um banco de dados que está disponível ao público contendo mais de 100.000 cientistas de ponta (os 2% mais relevantes do mundo). Nesta lista estão 812 cientistas brasileiros e entre eles o Prof Dr Álvaro Nagib Atallah."

Currículo Resumido: Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1973), Mestrado em Master of Science In Clinical Epidemiology - University of Pennsylvania (1997), Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1979), Livre Docência pela Universidade Federal de São Paulo (1990), Professor Titular e Chefe da Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP, Diretor do Centro Cochrane do Brasil, Diretor Eleito da Cochrane Collaboration International (2015-2016), Diretor Científico da Associação Paulista de Medicina. 

Áreas de interesse: Medicina Baseada em Evidências, Revisões Sistemáticas, Metanálises, Nefrologia, Clínica Médica, Hipertensão na Gestação e Pesquisa Clínica.  


Ana Luiza Cabrera Martimbianco
"Fisioterapeuta, Doutora em Saúde Baseada em Evidências pelo Programa de Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP e Pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil."


Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (2005), Especialização em Fisioterapia aplicada à Ortopedia e Traumatologia pela UNIFESP (2006), Fellow no Rubim Institute of Advanced Orthopedics, Sinai Hospital, Baltimore, EUA (2007), Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP, Atualmente é Professora de Saúde Baseada em Evidências no Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Meio Ambiente da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES); Professora da disciplina de Saúde Coletiva na graduação de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES); Professora da Disciplina de Medicina Baseada em Evidências na graduação de Medicina no Centro Universitário São Camilo; Pesquisadora do Centro de Pesquisas Médicas do Centro Universitário São Camilo; Membro do Oxford-Brazil EBM Alliance; Pesquisadora Cochrane; Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Baseada em Evidências e Avaliação Tecnológica em Saúde (NEP-SBEATS). 

Especialista em Epidemiologia clínica, Revisão sistemática e Metanálises, Estratégias de busca na literatura, Risco de viés, GRADE, Avaliação de tecnologias em saúde e Meta-research.  


Carolina de Oliveira Cruz Latorraca
"Pós-graduanda do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseado em Evidências da UNIFESP e Pesquisadora do Cochrane Brasil."


Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2011), Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências - Unifesp (2017), Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências - Unifesp, Especialista em Psicologia da Saúde pelo Programa de Urgência e Emergência da Residência Multiprofissional - HSP/Unifesp (2015), Especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinamérica (2014), Especialista em estratégias de busca em bases de dados eletrônicas, revisão sistemática, metanálise, risco de viés e avaliação tecnológica em saúde, Pesquisadora voluntária no Cochrane Brazil e membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Baseada em Evidências e Avaliação Tecnológica em Saúde (NEP-SBEATS), Preceptora do Programa de Residência em Medicina de Emergência - Unifesp.


Cristiane Rufino de Macedo
"Odontologia com Doutorado em Saúde Baseada em Evidências. Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da EPM/Unifesp."


Graduação em Odontologia pela UNESP (1994), Mestrado em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2007), Doutorado em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2012), Pós doutorado em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2018). Pesquisadora e Coordenadora de Buscas de Estudos Clínicos no Centro Cochrane do Brasil, Professora colaboradora no Curso de Medicina na UNIFESP (Introdução a Pesquisa cientifica), Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências no Departamento de Medicina - UNIFESP Professora de Metodologia Científica do Curso de Pós Graduação em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida da Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. 

Principais áreas de interesse: Metodologia de Pesquisa Clínica, Medicina baseada em Evidencias, Saúde Baseada em Evidências, Buscas dos Estudos Clínicos nas Bases de Dados Eletrônicas, Revisões Sistemáticas, Metanálises, Odontologia Baseada em Evidencias e Bruxismo do Sono.


Daniela Vianna Pachito
"Médica Neurologista, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP e Pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil."

   

Pesquisadora da área de Avaliação Tecnológica em Saúde, com ênfase em revisões sistemáticas e metanálise e avaliações econômicas na área da saúde. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Mestre em Neurociências e Ciências do Comportamento pela Universidade de São Paulo (2006), com Especialização em Avaliação Tecnológica em Saúde pela University of Glasgow. Doutora pelo Programa de Saúde Baseada em Evidências - UNIFESP. Atualmente é pesquisadora em Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio-Libanês, pesquisadora da Disciplina de Economia e Gestão de Saúde da UNIFESP e profissional autônoma na área de Neurofisiologia/Polissonografia. Área de expertise: Revisão Sistemática, Metanálise, Síntese de Evidências, Avaliação Tecnológica em Saúde, Avaliação Econômica em Saúde e Medicina do Sono.


Gianni Mara Silva dos Santos
"Coordenadora e Consultora em Metodologia Estatística da Unifesp. Professora de Estatística do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências."


Graduação (1998) e Mestrado (2005) em Estatística pela Universidade de São Paulo. Atualmente ensina estatística na Universidade Federal de São Paulo Campus São Paulo. 

Tem experiência na área de estatística aplicada à saúde.


Virginia Fernandes Moça Trevisani
"Professora Adjunta da Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em SBE."


Graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (1983), Mestrado em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (1991), Doutorado em Reumatologia pela UNIFESP (1997),Pós doutorado em Saúde Baseada em Evidências pela UNIFESP (2015).Atualmente é pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil, Membro titular - Pan American League of Associations for Rheumatology, Membro da Comissão Científica da Sociedade Paulista de Reumatologia, Coordenadora da Comissão de Síndrome de Sjögren pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, Professora Adjunta da Disciplina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da UNIFESP, Professora Titular da Disciplina de Reumatologia da Universidade de Santo Amaro (UNISA), Professora orientadora e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP . 

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia e Saúde Baseada em Evidências.


Rachel Riera
"Professora Adjunta de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da EPM/Unifesp. Orientadora da Programa de Pós-Graduação em SBE."


Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá (1998), Residência em Clínica Médica pela mesma Instituição, Especialização em Reumatologia pela UNIFESP (2004-2006), Mestrado (2003), Doutorado (2010) e Pós-Doutorado (2016) pelo Programa de Pós- Graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP, Professora Adjunta da Disciplina de Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) - Hospital Sírio-Libanês/ Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências - UNIFESP, Pesquisadora Cochrane, Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Baseada em Evidências e Avaliação Tecnológica em Saúde (NEP-SBEATS) - UNIFESP, É membro-fundador da Oxford-Brazil EBM Alliance, Aperfeiçoamento em Avaliação Econômica de Tecnologias pelo Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria, IECS, Argentina e MBA em Economia e Gestão em Saúde, Tem experiência na área de Medicina (com ênfase em Reumatologia), Epidemiologia Clínica, Saúde Baseada em Evidências, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Revisão Sistemática e Metanálise e Meta-Research.


Maria Eduarda dos Santos Puga
"Mestre e Doutora em Saúde Baseada em Evidências pela Unifesp. Bibliotecária Chefe do Centro Cochrane do Brasil."


Biblioteconomia pela Unesp (2000),  Especialização em Informação em Ciências da Saúde pela UNIFESP, Mestre e Doutora Medicina Interna e Terapêutica - Medicina Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo (2008), Atualmente é Information Specialist no Centro Cochrane do Brasil, Diretora da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da UNIFESP - CRBU.


Maria Regina Torloni
"Ginecologista Obstetra. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da EPM/Unifesp. Coordenadora de Relações Internacionais."


Medicina pela Universidade Federal de Brasília e fez residência em Ginecologia e Obstetrícia na cidade de São Paulo. Fez mestrado em Obstetrícia e doutorado em Saúde Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é Professora Afiliada do Departamento de Medicina (Disciplina de Saúde Baseada em Evidências) da UNIFESP e professora orientadora dos programas de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências (Departamento de Medicina) e de Pós-Graduação em Obstetrícia (Departamento de Obstetrícia) da UNIFESP. Atua como coordenadora acadêmica do DINTER (Doutorado Interinstitucional) entre a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas. Trabalha como médica preceptora do programa de residência do Hospital Municipal Universitário da Faculdade de Medicina do ABC, em São Bernardo do Campo. Trabalha no Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, como assessora da Área Técnica da Saúde da Mulher. É Diretora Assistente e coordenadora de assuntos internacionais do Centro Cochrane do Brasil. É consultora da Organização Mundial da Saúde (Department of Reproductive Health and Research). 

Tem experiência em Obstetrícia e atua principalmente nas seguintes áreas: saúde baseada em evidências, saúde materna e perinatal, cesáreas, diabetes, obesidade e gestação de alto risco.  


Mirian Aparecida Ghiraldini Franco
"Professora de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora de Ética da Unifesp."


Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1984), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2002). e Especialização em Bioética pela Faculdade de Medicina da USP - Instituto Oscar Freire (2009). Atuou como Coordenador do Biotério Central da UNIFESP (CEDEME) e cientifico do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UNIFESP/HSP) Atua ainda como Membro titular do Centro de Bioética da Escola Paulista de Medicina, membro da Comissão Executiva da FOCEP -(Fórum Permanente de Comitês de Ética e Profissionais de Pesquisa Clinica da Câmara Municipal de São Paulo e Membro da Diretoria Executiva da SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clinica.

Atualmente exerce o cargo de Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Invitare Pesquisa Clinica. As atividades atuais estão focadas na área de Ética em Pesquisa e Bioética Clínica, sistema CEP-CONEP e Processos Regulatórios em Pesquisa Clínica . 


Aécio Flávio Teixeira de Goes
"Cardiologista. Professor Adjunto de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da EPM/Unifesp. Coordenador do Curso Médico da EPM."


Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN em 1994; Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP entre 1996-200; Doutor em Ciências na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP Incor em 2007; Master of Business Administration - MBA em Gestão Hospitalar na Faculdade Getúlio Vargas FGV; Título de Especialista em Clínica Médica, Cardiologia, Terapia Intensiva e Emergência; Especialista em Educação Médica em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP; Título de Fellow de American College of Physician. Atualmente é Professor Adjunto da Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina UNIFESP/EPM; Coordenador da Residência Médica em Medicina de Emergência da UNIFESP; Coordenador do Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Helena Nader da UNIFESP; Vice-Presidente da Câmara de Graduação da EPM; Membro da Comissão de Ética do Hospital São Paulo; Membro Eleito do Conselho Universitário CONSU da UNIFESP e da Congregação da EPM; Professor Orientador Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências e do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP; Membro da Comissão de Títulos de Especialistas em Medicina de Emergência da Associação Brasileira de Medicina de Emergência ABRAMEDE; Membro do Projeto Semear-EPM, grupo de Voluntário da EPM. Atualmente coordena Dois Grupos de Mentoria do Curso de Medicina da UNIFESP/EPM; Tutor do Curso de Educação em Saúde do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica CEDEM/FMUSP; Membro da Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação ILCOR; Professor do Mestrado em Avaliação Aplicada à formação das Profissões de Saúde - MAPS e Member do Curso de Medicina da Universidade do Ninho, Portugal; Presidente da Comissão Própria de Avaliação do Campus São Paulo; Médico na Unidade de Cuidados Paliativos do Pronto Socorro do Hospital São Paulo. Linhas de Pesquisa em Desenvolvimento de Educação Médica, Simulação, Comunicação de Má notícias, Cuidados Paliativos, Ressuscitação Cardio Pulmonar.


José Carlos Costa Baptista Silva
"Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Vascular da UNIFESP e Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP."


Professor Titular, Livre Docente da Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Estagiário na Baylor College of Medicine, Houston,TX, USA 1984, Chefe Michesl Elly DeBakey e no The Texas Heart Institue, Houston, TX, USA Chefe Denton Arthur Cooley, Visitante na The Division of Vascular and Endovascular Surgery UCSF 1998, Full Professor Ronald J. Stoney, Participa como pesquisador de 08 projetos de pesquisa da FAPESP, CNPq, CAPES, FAP-UNIFESP, Assessor da FAPESP e da ANVISA., Revisor de Clinics, Jornal Brasileiro Vascular, Revista da AMB., Editor Associado de São Paulo Medical Journal, Orientador de Mestrado e Doutorado - do Curso de Pós-Graduação - Saúde Baseada em Evidências (CAPES 5), Publicou 75 artigos indexados, 44 capítulos de livros, organizou 04 publicações de livros, Organizou 05 congressos. Membro da Congregação da Escola Paulista de Medicina, Membro titular indicado pela Congregação da Escola Paulista de Medicina da CPPD (Comissão permanente de pessoal docente) da UNIFESP de 2012-2017, Membro da comissão de avaliação de banca de concurso de professor adjunto da Escola Paulista de Medicina, Diretor Clínico do Hospital São Paulo - HU da UNIFESP desde 2014-2019. Coordenador do CEP (comitê de ética em pesquisa) do Hospital Samaritano de São Paulo de 2012 a 2019. Cirurgião responsável pelo transplante renal (adulto e pediátrico) do Hospital Samaritano de São Paulo de 2004 a 2019. Sociedade Brasileira de Cirurgia de Angiologia e Vascular -Nacional - titular e membro da Comissão para progressão de categorias de associados 2016-2017; Sociedade Brasileira de Cirurgia de Angiologia e Vascular - regional São Paulo - Titular, vice-diretor científico 2016-2017 e membro do conselho Superior desde 2010. Membro Titular eleito 2017-2019, reeleito 2019-2021 da Congregação da Escola Paulista de Medicina, Membro Titular eleito 2017-2019, reeleito 2019-2021 da CPPD (Comissão permanente de pessoal docente) da UNIFESP, Membro Titular eleito 2017-2019, reeleito 2019-2021 do Conselho de Campus - São Paulo da UNIFESP, Membro Titular eleito 2017-2019, reeleito 2019-2021 do Conselho Superior da UNIFESP, Membro da CAD UNIFESP 2019-2021. Coordenador do exame de Título de Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular 2018-2021. Chefe do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, 2018-2020, Re-eleito Chefe do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, 2020-2023. Sócio fundador e Primeiro Presidente do Conselho de Administração eleito 2019-2021 da Associação dos Amigos da Escola Paulista, conforme estatuto registrado sob o No. 46.450 em 11/09/2019 no livro A do 8.Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de São Paulo. Membro da Comissão de análise de Regimento Interno dos Departamentos Acadêmicos da EPM Portaria1415/2021.


Tamara Melnik
"Professora orientadora (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP -EPM"


Possui Pós-Doutorado (2011) em Medicina Interna e Terapêutica na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP -EPM com o tema A PRÁTICA DA PSICOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS. Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2006) em parceria com Cochrane Prostatic and Urologic Diseases e Centro Cochrane do Brasil e Mestrado em Psicologia (2003) pela Universidade de São Paulo. Professora Afiliada da disciplina de Saúde Baseada em Evidências UNIFESP. Professora orientadora (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP -EPM. Pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil. Professora Visitante da Penn University. Membro da 12 Division of American Psychological Association. Professora do curso de Especialização em Terapia Cognitivo comportamental em Saúde Mental do AMBAN HC-IP. Revisora de periódicos internacionais: British Medical Journal, Cochrane Library entre outros e nacionais.Idealizou e Ministrou na Universidade de São Paulo a primeira disciplina no Brasil sobre a Prática da Psicologia Baseada em Evidências. Membro do corpo editorial do World Journal of Meta-Analysis. Consultora científica atuando na elaboração de delineamentos experimentais na área da saúde. Organizou em parceria com o Prof. Dr Álvaro Nagib Atallah o livro: Psicologia Baseada em Evidências: Provas científicas da efetividade da psicoterapia. Professora convidada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 

Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Consultoria Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodología Científica, Epidemiologia, Psicologia Baseada em Evidências, Saúde Mental na infância, Adolescência e Idade Adulta, Disfunções Sexuais, Psicopatologia, Qualidade de Vida, Medicina e Saúde Baseada em Evidências, Revisões Sistemáticas e Metanálises, Ensaios Clínicos Randomizados. Atua em consultório privado.  


Gonzalo Vecina Neto
"Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ex-Superintendente do Hospital Sírio Libanês - SP."


Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, é Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988. Superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007.


CERTIFICAÇÃO:

Os estudantes com nota mínima 6,0 na avaliação final (TCC ou prova) e nota mínima 6,0 nas avaliações parciais serão considerados aprovados no curso. Aos estudantes aprovados serão emitidos certificados do CBSBE assinados pelo Prof. Dr. Alvaro Nagib Atallah e com a lista de todas as aulas assistidas dos módulos.


Conteúdo Programático

Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Identificar o conceito e objetivos da Saúde Baseada em Evidências
2. Reconhecer o descompasso entre o conhecimento gerado em saúde e sua aplicação
3. Conhecer marcos históricos do uso de evidências científicas em saúde
4. Refletir sobre a necessidade de selecionar informações científicas

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1: Estrutura Mínima de um Projeto de Pesquisa Clínica
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Identificar os caminhos para prática da Medicina Baseada em Evidências
2. Conhecer o roteiro para praticar Saúde Baseada em Evidências e avaliar Evidências

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento


MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1: Princípios para tomadas de decisões terapêuticas com bases em evidências científicas
Leitura 2: Medicina Baseada em Evidências: o elo entre a boa ciência e a boa prática
Leitura 3: Livro: Stuart J. Pocock. Clinical Trials. A Practical Approach. Editora Wiley, 1984.
  • 1. 1º Vídeo - Fundamentos da Saúde Baseada em Evidências I
  • 2. 2º Vídeo - Fundamentos da Saúde Baseada em Evidências II
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Reconhecer os conceitos e modelos de estudos para avaliação de fatores de risco

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1: Epidemiologia clínica: uma ciência básica para o clínico (págs 89-98)
Leitura 2: Livro: David L Sacket; R Brian Haynes; Gordon H Guyatt; Peter Tugwell. EPIDEMIOLOGIA CLINICA: COMO REALIZAR PESQUISA CLINICA NA PRATICA. 2008 - Editora Atheneu
Leitura 3: Age-specific risks, severity, time course, and outcome of bleeding on long-term antiplatelet treatment after vascular events: a population-based cohort study
  • 1. 1º Vídeo - Fatores de Risco
  • 2. 2º Vídeo - Fatores de Risco
  • 3. 3º Vídeo - Estudo sobre Fatores de Riscos
Ao final deste módulo você estará apto a saber:

1. Como acessar a Cochrane Library
2. Quais os bancos de dados disponíveis na mesma
3. Sua acessibilidade e limitações de acesso
4. E principalmente responder perguntas sobre evidências diferentes nestes bancos de dados, nesta que é a melhor fonte de evidências da literatura em saúde.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1: Cochrane Library: Uma ferramenta para a busca de evidências - parte 2 do vídeo
  • 1. 1º Vídeo - Cochrane Library
  • 2. 2º Vídeo - Cochrane Library
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Entender a importância de se estruturar as perguntas dos estudos clínicos.
2. Conhecer seu papel fundamental na escolha de evidências para prática e também sua importância em quase todos aspectos dos desenhos dos estudos.
3. Utilizar como uma espécie de bússola na sequência das análises críticas das evidências.

Para facilitar a compreensão do módulo, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - PICO e Desenho do Estudo
  • 2. 2º Vídeo - PICO e Desenho do Estudo
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Diferenciar incidência e prevalência.
2. Conceituar incidência-densidade.
3. Identificar desenhos de estudos observacionais descritivos.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1: Livro: Fletcher. Epidemiologia clínica. Elementos Essenciais. 5a edição. 2014. ArtMed.
  • 1. 1º Vídeo - Estudos Descritivos
  • 2. 2º Vídeo - Estudos Descritivos
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Entender quando vale a pena solicitar exames diagnósticos.
2. Conhecer os conceitos de verdadeiro e falsos positivos e negativos.
3. Entender a relação da avaliação clínica com redução da incerteza na interpretação do teste diagnóstico.
4. Aprender os conceitos de acurácia, sensibilidade, especificidade e valores preditivos dos testes diagnósticos.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 4 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Material dos vídeos em formato pdf
  • 1. 1º Vídeo - Testes Diagnósticos
  • 2. 2º Vídeo - Testes Diagnósticos
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Diferenciar sensibilidade, especificidade, valores preditivos e acurácia
2. Calcular estes índices para estudos de acurácia de testes diagnósticos

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 4 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Video - Testes Diagnósticos - Complementar
  • 2. 2º Vídeo - Testes Diagnósticos - Complementar
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Conhecer as melhores evidências de alguns tratamentos na odontologia

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Odontologia e Saúde Oral
  • 2. 2º Vídeo - Odontologia e Saúde Oral
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Reconhecer a importância dos grandes ensaios clínicos na redução das incertezas para a prática de saúde baseada em evidências.
2. Identificar a relação entre o tamanho amostral e o poder estatístico dos estudos.
3. Avaliar a qualidade da evidência de um artigo sobre intervenção em saúde.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Ensaios Clínicos
  • 2. 2º Vídeo - Ensaios Clínicos
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Identificar os vários tipos de ensaios clínicos
2. Saber a definição de randomização, sigilo de alocação e mascaramento
3. Saber desenhar o projeto de um ensaio clínico adequadamente

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Projeto de ECR
  • 2. 2º Video - Projeto de ECR
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Entender o papel das tabelas 2x2 e suas relações com os projetos de pesquisa e os conceitos de poder estatístico e intervalos de confiança.
2. Entender os conceitos diversos de riscos.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Risco, IC e Poder Estatístico
  • 2. 2º Vídeo - Risco, IC e Poder Estatístico
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Reconhecer as principais fontes de dados e evidências, primárias e secundárias.
2. Formular uma pergunta estruturada.
3. Torná-las mais sensíveis (abrangentes) ou específicas.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1: Pesquisa na área da saúde: seleção das principais fontes para acesso à literatura científica
Leitura 2: Da pergunta às evidências: busca na Biblioteca Cochrane
Leitura 3: Pesquisa na área da saúde. 1. Base de dados DeCS (Descritores em Ciências da Saúde)
Leitura 4: Searching for studies
Leitura 5: Searching for studies II
Leitura 6: Identifying relevant studies for systematic reviews
Leitura 7: Identifying Diagnostic Studies in MEDLINE: Reducing the Number Needed to Read
Leitura 8: A highly sensitive search strategy for clinical trials in Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) was developed
Leitura 9: Lessons for search strategies from a systematic review, in The Cochrane Library, of nutritional supplementation trials in patients after hip fracture
Leitura 10: Optimal search strategies for retrieving scientifically strong studies of diagnosis from Medline: analytical survey
Leitura 11: Developing a Sensitive Search Strategy in MEDLINE to Retrieve Studies on Assessment of the Diagnostic Performance of Imaging Techniques
  • 1. 1º Vídeo - Estratégia de Busca I
  • 2. 2º Vídeo - Estratégia de Busca I
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Reconhecer as principais fontes de dados e evidências, primárias e secundárias.
2. Formular uma pergunta estruturada.
3. Torná-las mais sensíveis (abrangentes) ou específicas.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1: Pesquisa na área da saúde: seleção das principais fontes para acesso à literatura científica
Leitura 2: Da pergunta às evidências: busca na Biblioteca Cochrane
Leitura 3: Pesquisa na área da saúde. 1. Base de dados DeCS (Descritores em Ciências da Saúde)
Leitura 4: Searching for studies
Leitura 5: Searching for studies II
Leitura 6: Identifying relevant studies for systematic reviews
Leitura 7: Identifying Diagnostic Studies in MEDLINE: Reducing the Number Needed to Read
Leitura 8: A highly sensitive search strategy for clinical trials in Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) was developed
Leitura 9: Lessons for search strategies from a systematic review, in The Cochrane Library, of nutritional supplementation trials in patients after hip fracture
Leitura 10: Optimal search strategies for retrieving scientifically strong studies of diagnosis from Medline: analytical survey
Leitura 11: Developing a Sensitive Search Strategy in MEDLINE to Retrieve Studies on Assessment of the Diagnostic Performance of Imaging Techniques
  • 1. 1º Vídeo - Estratégia de Busca II
  • 2. 2º Vídeo - Estratégia de Busca II
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Formular perguntas, classificar os tipos de intervenções e localizar evidências da saúde da mulher em fontes de evidências, como a Cochrane Library.
2. Identificar importantes evidências para saúde da mulher e das gestantes.
3. Reconhecer o papel muito importante da Woman Reproductive Health Library da Organização Mundial da Saúde.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Saúde da Mulher
  • 2. 2º Vídeo - Saúde da Mulher
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Identificar conceitos em estatística e suas aplicabilidades: média, variabilidade, moda e mediana
2. Definir variáveis contínuas e categóricas

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Compreender o cálculo de tamanhos de amostras para a realização de pesquisas clínicas
2. Identificar os parâmetros necessários para o cálculo amostral

Observação: a Profa Gianni sugere que as aulas sobre risco, intervalo de confiança e poder estatístico (módulo 12) sejam revistas para melhor compreender este módulo.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Bioestatística II
  • 2. 2º Vídeo - Bioestatística II
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Compreender e interpretar os conceitos de intervalo de confiança.
2. Conhecer o teste de concordância Kappa e outros testes para avaliar correlações entre variáveis.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Vídeo-aula - parte 1
Passo 2 - Vídeo-aula - parte 2
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Bioestatística III
  • 2. 2º Vídeo - Bioestatística III
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Identificar as indicações e conceitos dos teste estatísticos mais comuns.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Bioestatística IV
  • 2. 2º Vídeo - Bioestatística IV
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Avaliar criticamente o artigo de um ensaio clínico

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Avaliação Crítica da ECR
  • 2. 2º Vídeo - Avaliação Crítica de ECR
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Ensinar noções básicas sobre a metodologia e a interpretação dos resultados de revisões sistemáticas Cochrane relacionadas à prática da fisioterapia em suas diversas áreas
2. Auxiliar na identificação da pergunta clínica (PICO) de cada revisão.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1: Exercise for osteoarthritis of the knee (Review)
Leitura 2: Stretching to prevent or reduce muscle soreness after exercise
Leitura 3: Pelvic floor muscle training added to another active treatment versus the same active treatment alone for urinary incontinence in women (Review)
Leitura 4: Pulmonary rehabilitation following exacerbations of chronic obstructive pulmonary disease
Leitura 5: Exercise therapy for fatigue in multiple sclerosis (Review)

  • 1. 1º Vídeo - Fisioterapia Baseada em Evidências
  • 2. 2º Vídeo - Fisioterapia Baseada em Evidências
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Conhecer os conceitos de eficácia e eficiência.
2. Conhecer as características dos sistemas de saúde de muitos países.
3. Conhecer os investimentos per capta em vários países em comparação com o Brasil.
4. Conhecer o papel da Saúde baseada em Evidências na busca de eficiência e na racionalização da Judicialização da Saúde no Brasil.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Judicialização
  • 2. 2º Vídeo - Judicialização
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Utilizar seus conhecimentos na sua especialidade
2. Atualizar sobre os tratamentos em reumatologia.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Evidências em Reumatolgia
  • 2. 2º Vídeo - Evidências em Reumatologia
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Identificar o contexto de criação das Revisões Sistemáticas, por que prepará-las e por que é essencial utilizá-las.
2. Reconhecer a redução das incertezas proporcionada pelas Revisões Sistemáticas
3. Conhecer a importância das Revisões Sistemáticas nas decisões em saúde.
4. Identificar a alta eficiência das Revisões Sistemáticas na atualização continuada dos profissionais de saúde.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - RS
  • 2. 2º Vídeo - RS
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Identificar o contexto de criação das Revisões Sistemáticas, por que prepará-las e por que é essencial utilizá-las.
2. Reconhecer a redução das incertezas proporcionada pelas Revisões Sistemáticas
3. Conhecer a importância das Revisões Sistemáticas nas decisões em saúde.
4. Identificar a alta eficiência das Revisões Sistemáticas na atualização continuada dos profissionais de saúde.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1: Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.1.0
  • 1. 1º Vídeo - RS Estrutura e Metotologia
  • 2. 2º Vídeo - RS Estrutura e Metodologia
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Conhecer informações sobre a Saúde Mental Baseada em evidências.
2. Distinguir evidências de boa qualidade disponíveis.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Video - Saúde Mental
  • 2. 2º Vídeo - Saúde Mental
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Conhecer ferramentas para avaliar a qualidade da publicação de uma RS de estudos observacionais
2. Identificar os principais passos de uma RS de estudos observacionais

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - RS Estudos Observacionais
  • 2. 2º Video - RS Estudos Observacionais
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Conhecer os elementos básicos dos estudos de acurácia diagnóstica.
2. Identificar os principais passos para a elaboração de uma revisão sistemática de estudos de acurácia diagnóstica.
3. Avaliar criticamente estudos de acurácia diagnóstica.
4. Interpretar o significado de diferentes resultados de estudos primários e revisões sistemáticas de estudos de acurácia diagnóstica.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - FAzer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - RS Acurácia Diagnóstica
  • 2. 2º Vídeo - RS Acurácia Diagnóstica
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Conhecer os algoritmos terapêuticos utilizados
2. Identificar a sequência de condutas que precede e segue a utilização de imunobiológicos em Reumatologia
3. Conhecer as opções de drogas para tratamento entre as relativamente baratas e as muito caras
4. Reconhecer o uso das melhores evidências para aumentar a chance de sucesso dos clínicos, dos pacientes e dos gestores.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Agentes Biológicos
  • 2. 2º Vídeo - Agentes Biológicos
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Interpretar as recomendações de um Guideline;
2. Reconhecer o que é necessário para desenvolver um Guideline e participar de uma equipe responsável pelo mesmo.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Guidelines
  • 2. 2º Vídeo - Guidelines
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Compreender a aplicação da ferramenta AGREE na avaliação das diretrizes clínicas ou Guidelines;
2. Identificar os cuidados fundamentais na preparação e avaliação crítica de Guidelines Baseados em boas evidências científicas.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Guidelines – Estrutura e AGREE
  • 2. 2º Vídeo - Guidelines - Estrutura e AGREE
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Apresentar os fundamentos da Bioética, normas brasileiras Resolução 466/12 e as suas complementares e documentos internacionais.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Motivar a atuação ética nas suas atividades diárias como profissionais de saúde, bem como em situações de pesquisa que envolva seres humanos
2. Entender como é a avaliação ética dos estudos clínicos pelo CEP e pela CONEP

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Assistir 3º Vídeo-aula
Passo 4 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Etica em Pesquisa II
  • 2. 2º Vídeo - Ética em Pesquisa II
  • 3. 3º Vídeo - Ética em Pesquisa II
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Aprender a se cadastrar e a submeter um protocolo clínico na Plataforma Brasil

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Ética em Pesquisa III
  • 2. 2º Vídeo - Ética em Pesquisa III
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Compreender o uso das novas tecnologias
2. Conhecer a importância do uso das novas tecnologias nos serviços de saúde de cidades e países.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Avaliação de Tecnologias em Saúde
  • 2. 2º Vídeo - Avaliação de Tecnologias em Saúde
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Atualizar o aluno nas condutas e medicamentos utilizados em emergência que tem base em evidências
2. Eliminar condutas ineficientes, ineficazes e as que custam caro e ainda causam malefícios.

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Assistir 3º Vídeo-aula
Passo 4 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - UTI
  • 2. 2º Vídeo - UTI
  • 3. 3º Vídeo - UTI
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Identificar os principais desenhos de avaliação econômica
2. Conhecer as principais características de um estudos de custo-efetividade (horizonte temporal, óticas e avaliação, QUALY)

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Fazer o Teste de Aproveitamento
  • 1. 1º Vídeo - Economia em Saúde
  • 2. 2º Vídeo - Economia em Saúde
Ao final deste módulo você estará apto a:

1. Ler e escrever artigos científicos com segurança e prazer
2. Desenvolver a capacidade crítica sobre a literatura em saúde

Para facilitar a compreensão do tema, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Assistir 1º Vídeo-aula
Passo 2 - Assistir 2º Vídeo-aula
Passo 3 - Assistir 3º Vídeo-aula
Passo 4 - Fazer o Teste de Aproveitamento

MATERIAL COMPLEMENTAR

Leitura 1 - Artigo aula 38 - Estrutura mínima de projeto de pesquisa clínica
Leitura 2 - Artigo aula 38 - Hynes RB More Information ANN Inte Med 1990
  • 1. 1º Vídeo - Escrever Artigo Científico
  • 2. 2º Vídeo - Escrever Artigo Científico
  • 3. 3º Vídeo - Escrever Artigo Científico
O aluno pode optar em realizar a Prova Final ou o TCC.

1. A Prova Final consiste de 20 perguntas aleatórias (testes de múltipla escolha) sobre toda a matéria, e a nota mínima de aprovação é 6,0 (seis).

2. O TCC é uma oportunidade para exercitar a construção de um texto científico sintético por meio dos conhecimentos construídos ao longo do curso.

Deve ser elaborado de acordo com normas estabelecidas, entregue em até 10 meses após o início de sua participação no curso e seguir um dos modelos disponíveis.

Modelos para elaborar o TCC - selecione de acordo com sua opção: Estudo primário ou Revisão sistemática.

Bom trabalho!
  • 1. TCC - Normas
  • 2. TCC - Estudo Primário
  • 3. TCC - Revisão Sistemática
  • Prova Final do Curso SBE

Dúvidas Frequentes

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Todos os cursos de especialização, incluindo os modulares, fornecem certificado de aprovação e conclusão emitido pelo Instituto Carreira&Saúde. A emissão do certificado está condicionada ao acerto mínimo de 50% das questões das provas de avaliação. No certificado de aprovação estará descrito (no verso) a carga horária cumprida e a nota do aluno aprovado.
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