Professor

Valeria Petri

Médica Dermatologista, MSc, PhD, Livre-Docente e Professora Titular do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de SP

Formada em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1973, ingressou como docente na mesma instituição em 1975. 

Mestrado em Imunologia em 1981 

Doutorado em Dermatologia em 1982. 

Livre-docente em 1992 e é professora titular desde 1996.

 Foi a primeira profissional do país a identificar, em 1982, o sarcoma de Kaposi como manifestação da Aids e descreveu, em 1992, as diversas afecções dermatológicas ligadas a essa síndrome. Por seu trabalho nessa área recebeu reconhecimento internacional. 

Participou de vários colegiados e órgãos da administração da EPM nos níveis de graduação e pós-graduação (Congregação da EPM, Conselho Curador, Comissão Permanente de Pessoal Docente e Câmara Curricular), além de ter exercido as funções de vice-chefe do Departamento de Dermatologia da EPM/Unifesp de 1996 a 2002. 

Coordena o Ambulatório de Psoríase e Vitiligo e o de Adolescência, Patologia da Pele Feminina e Saúde Bucal nas doenças inflamatórias dermatológicas. 

É autora de livros e outras publicações, os quais têm sido utilizados para a difusão e o ensino da especialidade. 

Colabora com projetos de pesquisa financiados pelas principais agências de fomento (Fapesp e CNPq) e atua como consultora da Secretaria de Estado da Saúde na Comissão de Saúde do Adolescente. 

Dedica-se à orientação de trabalhos científicos e teses e à formação de preceptores para o ensino da Dermatologia.